terça-feira, 28 de maio de 2013

Cientistas conseguem fotografar pela primeira vez um átomo por dentro

Avalie este post:
{[['']]}



imagem


A imagem acima mostra o átomo de hidrogênio, um dos menores dos átomos na tabela periódica. Usando uma técnica especial e um super microscópio, cientistas conseguiram fotografar o interior do átomo pela primeira vez, mostrando o elétron orbitando sua camadas de valência, agora uma teoria que finalmente pode ser confirmada. 

Olhar objetos tão pequenos como átomos é um verdadeiro desafio, não só por causa de seu tamanho mas por que agem de maneira totalmente diferente e estranhas de objetos maiores, os quais são chamados de "Princípios da física quântica".

imagem


Para poder prever onde um elétron estava, uma equação extremamente complicada foi usada por cientistas que prevê onde elétrons estarão no espaço e tempo ao redor do núcleo do átomo, uma equação criada por The Schrödinger, que afirma que os elétrons se comportam em maneiras similares de onda.

imagem


Trinta anos depois da criação da teoria e equação de The Schrödinger, cientistas da AMOLF (Instituto de pesquisas Atômicas Físicas do reino Unido) criaram pela primeira vez o primeiro "Microscópio Quântico" do gênero. O átomo foi então estabilizado com lasers atômicos o qual forçou o elétron a sair do átomo. Neste momento foi tirada a foto, a primeira do gênero a qual provavelmente vai definir novos rumos ara a física e quimíca quântica.

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates